top of page
Buscar
Foto do escritorLiza | Construtábil

Fim da EIRELI no Brasil

Desde 27 de agosto de 2021, com a publicação da Lei nº 14.195/21, deixou de ser possível abrir uma empresa na modalidade Eireli. Automaticamente, todas essas empresas agora passam a ser uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

Mas o que é a SLU?

A Sociedade Limitada Unipessoal foi criada através da Medida Provisória Econômica (MP 881/2019). As suas principais características são que não precisa de sócios para abertura pois é formada somente pelo empreendedor, o patrimônio pessoal fica separado do patrimônio do proprietário empresarial, isso quer dizer que em caso de falência o patrimônio do empreendedor não pode ser usado para quitação das dívidas. E com a SLU, não é exigido um valor mínimo para compor o capital social, o que ajuda o empreendedor na hora da constituição da empresa, pois não será necessário integralizar valores altos, reduzindo custos no investimento inicial.

Além disso, uma outra vantagem da SLU, é que é possível abrir mais de uma empresa nessa natureza jurídica. Dessa forma, se o empreendedor quiser ter outros tipos de negócios, pode ter mais de uma empresa se beneficiando de todas as vantagens da SLU.

O que diferencia a SLU, do MEI, EI ou Eireli?

O MEI (Micro Empreendedor Individual), é um tipo de empresa com apenas um proprietário, o faturamento anual não pode exceder a R$81 mil e essa modalidade permite a contratação de apenas 1 empregado recebendo, no mínimo, o piso salarial da categoria. Uma vantagem também é o enquadramento automático no SIMPLES Nacional. Porém, nem todas as atividades econômicas são permitidas nessa modalidade.

O EI (Empreendedor Individual), como a SLU, é composta por apenas um proprietário, porém o patrimônio pessoal fica atrelado ao patrimônio da empresa. Um ponto importante é verificar se a atividade que você exerce se enquadra nessa modalidade. Algumas profissões regulamentadas não podem usufruir dessa modalidade.


Na EIRELI, diferente da SLU, no momento da constituição da empresa é necessário a integralização de capital correspondente a 100 salários mínimos vigentes. Nessa modalidade também não são exigidos sócios e abrange muito mais atividades econômicas que o MEI ou EI.

Agora, se a sua atividade não se encaixa no MEI, EI ou EIRELI, ou não dispõe de uma grande quantidade de capital para abertura da empresa, a SLU é uma boa opção.

Basicamente, a Sociedade Limitada Unipessoal é uma junção de todas as vantagens das outras modalidades de empresa, pois dispensa sócios, não tem valor mínimo de capital, abrange diversas atividades e permite adesão ao Simples Nacional.

Tem dúvidas sobre qual opção escolher? Entre em conosco para ajudarmos você na melhor escolha!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page